Antes de começar sua pesquisa, escolha uma música no final da página.








amanhecer




sábado,28 de maio de 2011

sábado, 30 de janeiro de 2010

@Crise do Império Romano

Crise no Império Romano
Vários elementos contribuíram para o desaparecimento do Império Ocidental.
A dimensão do Império Romano, formado durante o período republicano, sob o comando dos patrícios, envolveu todo o Mar Mediterrâneo, que passou a ser chamado de “Mare Nostrum”. Pelo Mediterrâneo passaram a ser transportadas as riquezas exploradas nas diversas províncias de Roma, gerando grande enriquecimento dos mercadores e dos dirigentes do Estado, elementos da camada patrícia. Essa classe social passou cada vez mais se beneficiar do controle da burocracia estatal, uma vez que, contraditoriamente as terras conquistadas passaram a fazer concorrência com a produção romana. Mesmo após o início do Império, os patrícios continuaram a viver da exploração das províncias e do controle da máquina político administrativa.
Entre os séculos II e III o Império começou a sentir os sinais da crise, a diminuição do número de escravos, as rebeliões nas províncias, a anarquia militar e as invasões bárbaras. Com relação às invasões é importante notar que a região européia do império passou a ser ocupada por povos nômades, de diferentes origens e em alguns casos, que realizavam um processo de migração, ou seja, sem a utilização de guerra contra os romanos. Vários desses povos foram considerados aliados de Roma e a eles confiada a defesa da fronteira do Império.
Vários elementos contribuíram para o desaparecimento do Império Ocidental.
A crise econômica determinada pela crise do modo de produção escravista determinou um acentuado processo de ruralização populacional, determinando novas formas de organização sócio-econômica baseada no trabalho do colono e no desenvolvimento da Villae, grande propriedade que tendeu a auto-suficiência e a uma economia natural.
O enfraquecimento e descentralização da economia determinaram a decadência do poder central e, a fragmentação do império do Ocidente, substituído por diversos Reinos Bárbaros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário