Antes de começar sua pesquisa, escolha uma música no final da página.








amanhecer

sábado,28 de maio de 2011

sábado, 30 de janeiro de 2010

@Colonização da Ásia

A colonização da Ásia
O processo de ocupação e exploração do continente asiático por parte das potências europeias ocorreu no século XIX. No entanto, esse processo não aconteceu de maneira igual dentro da Ásia, variou de uma região para outra. Até o século XIX os asiáticos quase não mantinham contato com os povos europeus, salvo os viajantes comerciantes.

A distinção em relação ao processo de exploração no interior do continente se dava diante da ocupação do Sudeste Asiático e do Oriente Médio. A inserção de uma nova cultura a partir da colonização europeia gerou reflexos diretos no modo de vida de muitas civilizações.

O cultivo tradicional do arroz despertou nos europeus um grande interesse nas terras do Sudeste Asiático, no qual se desenvolvia o plantio dessa cultura há muitos séculos. Diante do interesse dos europeus nessa região da Ásia, houve muitos conflitos para determinar a posse da mesma para exploração.
Com condições climáticas (quente e chuvoso) viáveis ao plantio de culturas tropicais, os europeus implantaram as plantations (monocultura de exportação). Em territórios dominados por franceses era produzido o arroz. Em domínios ingleses a extração era da seringueira e, em regiões controladas por holandeses, era desenvolvido o cultivo da cana-de-açúcar.

Durante o processo de colonização da Ásia os europeus enfrentaram resistência por parte de algumas nações, dentre elas a indiana e a chinesa. Ambas possuíam uma estrutura social bastante organizada, além de um numeroso exército. A fidelidade aos princípios religiosos e a conduta moral das civilizações citadas, incrementou ainda mais a resistência à inserção de outra cultura.

Apesar dos esforços dessas civilizações em proteger sua identidade e suas riquezas, as mesmas foram derrotadas pelos europeus. Isso é explicado pelo fato das nações europeias serem experientes em combates e por possuir um exército bem treinado. Assim, as nações europeias dominaram tais territórios e os exploraram. Após esses fatos o continente foi descolonizado após a Segunda Guerra Mundial.
Por Eduardo de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário